Imagem com fundo preto e imagem do artista Dalton Paula. Ao lado esquerdo há o seguinte texto escrito na cor branca: Dalton Paula

Dalton Paula - Artista Visual

Arte com fundo preto e topo com papel rasgado. Na arte há uma fotografia recortada do autor Dalton Paula, a data do simpósio e o seguinte texto: ' Nesta edição do Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais, contamos com peças da obra “Do silêncio à cura”, do artista visual Dalton Paula. A coleção sintetiza a vida do artista enquanto “personagem caminhador, deslocado no corpo navegante”. As imagens contribuem para acionar e restituir memória e manter o processo de caminhar para a consolidação da ancestralidade negra que marca o Brasil.

Nesta edição do Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais, teremos o privilégio de apreciar obras selecionadas da coleção "Do Silêncio à Cura", um conjunto de peças que encapsula a trajetória artística do artista visual Dalton Paula.

A coleção sintetiza a vida do artista como um "personagem caminhador, deslocado no corpo navegante". As imagens contribuem para acionar e restituir memórias, mantendo assim o processo de reconexão com a ancestralidade negra que marca a história brasileira.

Dalton Paula reside e atua em Goiânia, e sua produção artística está inserida em acervos do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em reconhecimento ao seu trabalho, foi agraciado, em 2023, com o Prêmio Soros Arts Fellowship, concedido pela Open Society Foundation, em virtude do projeto Sertão Negro Ateliê Escola de Artes. Além disso, em 2024, Dalton recebeu o prestigioso prêmio Chanel Next Prize, sendo o único brasileiro na lista, e também estará expondo na 60º Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza.

É fundamental reconhecer o papel da arte na construção e na transmissão de significados culturais. Nesse sentido, a presença da obra de Dalton Paula no Simpósio representa uma oportunidade significativa para a comunidade acadêmica engajar-se em diálogos interdisciplinares e promover uma reflexão crítica sobre questões sociais e culturais pertinentes à nossa sociedade.

Contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2024.